Atrás do Santa Melancia, estou eu! Lillian Barros, uma canadiana, criada no Algarve, actualmente a construir uma família de alfacinhas. Sou nutricionista, mãe de uma pequena melancia, de um feijãozinho acabado de nascer e dona de um labrador em constante dieta. Apaixonada pela minha profissão, neste blog partilho dicas e receitas deliciosamente saudáveis que inspiram diariamente os meus pacientes!

Apesar de ter crescido a valorizar a importância e o “poder” dos alimentos de uma forma muito empírica, não foi um sonho de infância como o de ser bailarina, veterinária ou apresentadora de televisão. Foi no final do secundário que decidi que queria ser nutricionista. Acreditei, aos 17 anos, que seria isto que iria querer fazer para o resto da minha vida, e, na verdade, sem o saber tinha razão [e atenção que há 19 anos atrás, quando entrei na faculdade, a profissão de nutricionista não era algo comum como acontece atualmente. Ao contrário de hoje, era rara a pessoa que sabia o que significava e o que fazia um profissional da nutrição].

Cresci no Algarve, junto do mar e da natureza e quando me decidi, vim de malas e bagagens para Lisboa, à procura de um sonho. Desde então deixei-me ficar pela capital onde me licenciei, construí o meu lar e onde cresci enquanto profissional. Hoje sou realizada e feliz com a escolha que fiz há quase 20 anos atrás. Tenho a sorte de ser verdadeiramente apaixonada pelo que faço todos os dias.

Depois de ter sido diagnosticada com sarcoidose [uma doença autoimune] e de ter sido sujeita a vários tratamentos medicamentosos agressivos, percebi na pele que o peso é apenas o reflexo do nosso equilíbrio e que com a alimentação conseguimos fazer toda a diferença tanto na saúde como na balança.
O meu acompanhamento nutricional tem uma perspetiva 100% personalizada, orientada para alcançar os objetivos pessoais de cada paciente, criar novos hábitos e encontrar soluções sustentáveis e duradouras.

Actualmente acompanho centenas de pessoas nos meus consultórios, quer em Lisboa, quer no Algarve [onde continuo a trabalhar], mas também espalhadas por todo o mundo através da plataforma online – Nutricionistas Online – que desenvolvi em conjunto com uma amiga e colega de trabalho [na altura, um projecto pioneiro e arrojado]. Sinto todos os dias que viajo a partir da minha secretária para os quatro cantos do mundo, onde tenho o privilégio de seguir os meus pacientes mesmo aqueles que estão mais distantes.

 

Este Blog surgiu inicialmente como ferramenta a todos aqueles que frequentavam as minhas consultas ou que simplesmente se interessavam pelo tema da Nutrição e Alimentação Saudável.

Hoje tem milhares de seguidores assíduos e é o local onde partilho regularmente receitas, dicas, sugestões, opiniões e inspirações saudáveis com todos aqueles que não sentem a motivação suficiente para iniciarem a mudança nas suas vida.

Deixem-se ficar desse lado e partilhem as vossas aventuras nutritivas!

 

Gosto de sair da minha zona de conforto, evoluir, aprender e não consigo resistir a novos desafios!

Em 2014 lancei o meu primeiro livro “SUMOS & ÁGUAS DETOX” que vendeu mais de 40 mil exemplares, seguindo-se em 2015 o “SOPAS, SALADAS & CHÁS DETOX” e mais recentemente, em 2019, a minha última publicação “A COMIDA QUE VAI MUDAR A SUA VIDA“, um guia de receitas e bases de nutrição funcional.

Para além das consultas de nutrição presenciais nos meus consultórios em Lisboa e no Algarve, conseguem ainda ver o reflexo do meu trabalho na minha rúbrica televisiva no programa FAZ SENTIDO na SIC MULHER, assim como nos menus, receitas e na linha detox da cadeia de restauração GO NATURAL.


CURRICULUM VITAE

Lillian C. Barros, nutricionista, licenciada inicialmente em Nutrição e Engenharia Alimentar pelo Instituto Superior de Ciências da Saúde Egas Moniz e mais tarde em Ciências da Nutrição pela mesma instituição. Complementei a minha formação com uma bolsa de estudo no Reino Unido onde frequentei, na Oxford Brookes University, o Undergraduate Nutrition and Food Science

Iniciei a minha experiência clínica acompanhada em 2004 no serviço público ARS Lisboa e Vale do Tejo, no Centro de Saúde do Alto de São João (2004-2008) e no Hospital de Santa Maria (2006-2009), onde desempenhei funções nos Serviços de Endocrinologia e Metabolismo e de Psiquiatria e Saúde Mental [Núcleo de Doenças do Comportamento Alimentar], sob a alçada de nomes de referência a nível nacional como Prof. Dr. Galvão Teles [endocrinologista], Prof. Dr.ª Isabel do Carmo [endocrinologista] e Prof. Dr. Daniel Sampaio [psiquiatra].

Desde então desenvolvi uma paixão inquestionável pela profissão que escolhi e que me tem acompanhado graças aos excelentes resultados desenvolvidos na melhoria de qualidade de vida dos meus pacientes, a nível de auto-estima, saúde mental e física.

 

Membro efetivo da Ordem dos Nutricionistas nº 1382N

Sócia da Associação Portuguesa dos Nutricionistas nº 726